domingo, 4 de março de 2012

Perguntas e Respostas


Aonde devo levar meu dízimo?
“Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa.” (Malaquias 3-10)

O que pago primeiro, o Dízimo ou minhas contas?
“Buscai primeiro o Seu Reino e a Sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas.” (Mt.6-33)

Porque a décima parte?
Na bíblia fala: “Os dízimos do gado maior e menor, cada décimo animal que passar sob o cajado do pastor, será consagrado ao Senhor.” (Levítico 27,32)
“Estes são os mandamentos que o Senhor deu a Moiséis, no monte Sinai, para os israelitas.” (Levítico 27,34)

Porque as ofertas?
“Ninguém aparecerá diante de Mim de mãos vazias.” (Êxodo 34.20)

Quanto devo dar de dízimo?
“Há quem dá com generosidade e obtém mais. Outros poupam demais e vivem na ausência. A alma generosa será cumulada de bens; e o que largamente dá, largamente receberá.” (Provérbios 11, 24-25)
“Cada um dará segundo o que tiver em proporção das bênçãos que o Senhor, teu Deus, lhe tiver dado.” (Deuteronômio 16-17)

Quem deve receber nossos dízimos?
“Os filhos de Levi, revestidos do sacerdócio, na qualidade de filhos de Abraão, têm por missão receber o dízimo legal do povo, isto é, de seus irmãos.” (Hebreus 7,5)

Quem é beneficiado com o meu dízimo?
Se eu não contribuo com o Dizimo e alguém passa fome, frio é doente, por causa disto, um dia Deus pedirá contas. “Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber.” (Mt 25,42). Mas a medida que eu contribuo, conscientemente, por amor, na minha comunidade, e ela, através da equipe de promoção humana, acolho os irmãos necessitados, meu Dízimo está acolhendo o próprio Cristo. “Todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.”  (Mt 25-40)

E se todos derem o dízimo não vai sobrar dinheiro na Igreja?
O dízimo parece ser a medida exata para que Deus possa fazer tudo o que precisa com a ajuda dos homens. Quando Deus não precisar mais, Ele avisa como fez em Êxodo 36 6-7: “Que ninguém, nem homem nem mulher, traga mais ofertas para o santuário”. Assim, o povo foi proibido de trazer mais. O material trazido era mais que suficiente para tudo o que havia a fazer. Tomara que um dia sejamos também proibidos e ai poderemos dizer:  “ Vem, Senhor Jesus Cristo, estamos realmente prontos!”

Eu não ajudo com dizimo, tenho direito em pedir bênçãos?
 “Esperastes muito e eis que veio pouco. O que trazeis para casa eu soprava. Por que isto? Oráculo do Senhor Todo poderoso. Por causa de minha casa que está em ruínas, enquanto vós correis cada um para a própria casa. Por isso, o céu negou a chuva e a terra negou frutos” (Ageu 1-9,10)
Comentário: Se não me importo com a casa do Senhor, como pedir-lhe para cuidar da minha? Sem Deus pode haver força, mais nunca segurança.
O apego ao dinheiro é extremamente perigoso, quando fazemos dele nosso deus. “Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. E pela cobiça, alguns se desviaram da fé e vivem atormentados em muitas aflições. “(1Timóteo 6-10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário